Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro;
Quando os pneus apresentarem desgaste da banda de rodagem em forma de escamas;
Quando um pneu tem maior desgaste que o outro;
Trepidação das rodas dianteiras;
Vibração do carro;
Volante duro;
O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante;
O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;
O veículo tende para a esquerda ou para a direita;
Em condições normais, a cada 5.000 km (por ocasião do rodízio e balanceamento)
Confira como está a Cambagem do seu carro olhando os pneus, que devem estar o mais perto possível do ângulo reto, ou seja, 90º. Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro.
Recomendamos verificar a situação do cambio junto com o alinhamento e o balanceamento, quando o carro atinge 10 mil quilômetros, dessa forma você garante que o seu carro sairá da manutenção perfeitamente regulado.
A revisão periódica é uma análise mais detalhada de uma série de peças e sistemas do carro, uma lista que pode ultrapassar 60 itens. Em geral trabalhamos com:
A parte eletroeletrônica de um carro corresponde a quase 90% do bom desempenho do veículo.
Daí a importância de se prestar atenção aos primeiros sinais de panes na parte elétrica, que comprometem a sua segurança e a dos demais passageiros. Se o seu veículo apresentar os seguintes problemas: Nas situações abaixo, procure imediatamente a Minas Escapamentos:
Parada repentina do motor;
Falha na buzina e nas luzes;
Defeito nas travas e vidros elétricos;
Instabilidade no sistema de som;
Temperatura do ar-condicionado intermitente.
Atente-se para desgastes no sistema quando o seu carro apresentar os seguintes barulhos, pois a Suspensão é responsável pela estabilidade do veículo:
Ruídos e batidas nas rodas;
Vibrações e direção "puxando";
Desgaste irregular dos pneus;
Rangidos ao efetuar manobras ou direção "dura".
Fazer a manutenção preventiva da Injeção Eletrônica é fundamental, pois com um diagnóstico precoce é possível ajustar a emissão de gases. Preocupa-se com o ar que respiramos e mantenha o motor do seu veículo sempre bem regulado para evitar gastos desnecessários.
Faça a revisão regularmente do sistema de exaustão, sempre que houver furos no silencioso principal ou nos componentes que reduzam os ruídos do motor, falta de potência, excesso de fuligem ou fumaça preta, etc.
Nas revisões identificamos se há necessidade da troca de todo o sistema ou apenas parte dele.
Quando você tenta ligar o carro, e ele não responde, essa é a hora de trocar a bateria do seu carro. Atente-se, pois uma bateria não pára de repente, ela emite sinais de que algo esta acontecendo, a partida vai ficando mais pesada, os faróis mais fracos, mas caso nunca percebemos esses sinais, por isso, fique ligado!
Confira dicas para evitar surpresas com a manutenção do câmbio automático.
Entenda: os gastos serão diferenciados.
Quem compra um veículo automático precisa considerar que os seus custos de manutenção são diferenciados. Um carro com câmbio manual geralmente terá reparos mais simples e baratos, mas com uma maior frequência, principalmente no sistema de embreagem.
O automático dispensa a embreagem e costuma ampliar a vida útil de componentes do motor, transmissão, suspensões e freios, ao realizar as trocas de marchas no momento certo e controlar a agressividade do motorista. Após alguns anos de uso, a soma das despesas de oficina de modelos convencionais e automáticos costuma ficar muito próxima.
Os problemas mais comuns em carros automáticos
Assim como no caso do câmbio manual, os problemas são sempre gerados pelo mau uso. A patinação de discos internos, por exemplo, é causada pelo vício do motorista em sair de subidas com a alavanca na posição D, em vez de 1. Isso força a transmissão e causa um desgaste prematuro de componentes internos.
Outros problemas podem ser gerados pelo esquecimento de fazer a troca de fluidos recomendada pelo manual do proprietário do veículo (geralmente a cada 40 mil quilômetros).